sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Amiguito


Fica então aqui a foto de um novo amiguito que encontrei hoje aqui à porta de casa...

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

De volta dos Açores (2)













Primeiro fotos das Flores ("De volta dos Açores") e agora da Terceira...

De volta dos Açores
















Depois de umas regeneradoras férias na calma e beleza dos Açores é tempo de voltar ao trabalho.

Mas em vez de falar da chuva, do vento e do frio que estão aqui em Texel :P falarei antes dos Açores.

São de facto um paraíso perdido no meio do Atlântico e em cujas agências de turismo do continente continuam a não investir muito, a não ser para o turismo sénior. Os Açores têm de facto muito para oferecer, a gente de todas as idades.

Por outro lado, é bom que assim continuem, sem crescimento desenfreado devido à pressão turística. Doutro modo nunca poderiam ter sido eligidas pela National Geographic como as segundas melhores ilhas no que respeita a turismo sustentável.

Vale a pena ir, visitar e acima de tudo apreciar a calma!

Ficam algumas fotos pois uma imagem vale 1000 palavras...

sábado, 6 de setembro de 2008

Mais uma vez... Portugal!





Depois de um verão passado por cá, lá acabei por ir até Portugal no finalzinho de Agosto... assim para não ficar com a sensação de que este ano não houve verão :) !

De facto, optei por ficar por cá nesta altura porque é mais agradável do que no inverno... mas a verdade é que conhecendo o verão algarvio torna-se ainda mais triste ficar cá no verão porque... não tem nada a ver! Verão é para estar calor, é para não se conseguir dormir à noite, é para ir à praia, é para aturar turistas stressados, é para fazer as sessoes de astronomia na C. Ciencia Viva, é para dar umas escapadinhas de fim de semana para a costa alentejana e é para não parar um dia em casa com os mil e um eventos que há um pouco por todo o Algarve...

Por cá, não esteve calor (esteve bonzinho, mas não calor, calor...), o conceito de praia por cá é um pouco diferente do do sul, não houve assim tanto movimento na ilha quanto isso (apesar de toda a gente dizer que o verão é um horror cheio de turistas alemães), sessões de astronomia só quando não há nuvens... Enfim, isto não é o verão!

Ficam então algumas fotos da curta estadia:

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Siebinga Games no Paal 17




Mais um evento a animar a ilha. Desta vez os Siebinga Games que ocorreram na praia Paal 17, ou seja, na estaca 17.

Yoga, artes marciais, dança e música entre workshops e demonstrações foi garantia de um fim de semana animado!

Um pouco de vento e chuva à mistura, é certo, mas foi divertido!

E até deu direito a matar as saudades com uma aulinha de Aikido...


Ficam então algumas fotos!

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Finalmente Verão!




Após uns dias bastante ventosos e frios parece que chegou um pouco mais de verão. Temperaturas de 20ºC e quase nenhum vento (por vezes mesmo vento nenhum) que até deram direito a mergulho no mar do Norte. E a verdade é que a água não está nada fria, nada que se compare à água da praia Grande, naqueles dias em que gela os ossinhos todos desde a ponta do pé à ponta dos cabelos. Brr..!


Ficam então fotos da alimentação das gaivotas (uma das grandes atracções do ferry de Texel) e da última escalada em Amsterdam.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Domingo sem vento... mas só de manhã!




Ora bem!


Um dia sem vento em Texel é coisa rara... mais ainda num domingo! :)

Contudo, foi mesmo isso que sucedeu o passado domingo. Como tal, ala de pegar na bicicleta e numa amiga e aí vamos nós explorar Texel... Estivémos na montanha mais alta de Texel, que esta a 15 m acima do nivel do mar (apesar do ponto mais alto ser uma duna com 30 m), visitámos as povoações de Oost, Oosterend e Oudeschild e seguimos pelo dique ao longo do WaddenZee até ao moinho de vento...


O problema foi o retorno, porque se dia sem vento é coisa rara, dia inteiro sem vento é impossivel! :)

Escalada em Groningen




No passado sábado (e já que o tempo ajudava) decidimos ir experimentar uma nova parede de escalada, desta vez em Groningen. Esta parede diferencia-se das outras por ter uma vasta area exterior que permite a escalada "outdoor", ou seja, "fora de portas"...

Com temperaturas de 20ºC ficámos todos histéricos e nem pensar em ir para dentro de casa e desperdiçar o precioso sol e calor!

Ficam entao algumas fotos da torre de 37 m, da restante area (vista do topo da torre) e de mim (lá em cima!!! Uff!!)...

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Schagen




Ficam então as últimas fotos do fim de semana. Desta vez fui a Schagen, que é um nome verdadeiramente terrível de pronunciar. Em holandês seria algo como "Seharren".... :)

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Irlanda








Desta vez foi tempo de rumar à Irlanda, mais concretamente a Dublin. Essencialmente foi uma viagem de trabalho, mas foi possivel conhecer um pouco da cidade e arredores. Seguem entao algumas fotos: Trinity College, Glendalouch, a gay parade na O'Connel street, o início da Garfton street e mais 2 imagens de Glendalouch.

Diferenças de latitude


Pois é, à medida que caminhamos para Norte no verão (ou mais correctamente até ao solstício de verão) os dias vão-se tornando cada vez maiores. De facto, estando a Holanda a cerca de 53º N em vez dos 38º N de Portugal, o período de luz é um pouco maior. Segue então uma foto tirada às 23h00, à porta de casa...

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Mais um inquilino...


Segue então a foto do novo inquilino cá de casa: um bonsai de Gingko biloba, uma planta milenar considerada um fóssil vivo!


Mais um dia em Amsterdam...



Já um pouco farta de estar sempre no mesmo sítio e de ver as mesmas coisas, foi altura de rumar a Amsterdam no domingo. Ao contrário da maior parte das cidades, em Amsterdam as lojas estão abertas ao domingo pelo que também foi possível cuscar uns livros, fazer umas compritas de última hora e arranjar mais um novo amiguito para morar cá em casa!

E, claro, aproveitei para ver a exposição do World Press Photo que anda por cá... e que estava impecável como sempre!

Feiras ao ar livre, um campeonato de vólei de praia na praça Dam, muita, muita gente... é o verão a chegar à cidade! (E até o Batman e o Neptuno decidiram dar lá um salto)
Visitei também um lugar onde nunca tinha ido, apresentar de já ter estado várias vezes em Amsterdam: Begijnhof, que é um bairro actualmente só habitado por mulheres e que teve a sua origem numa comunidade feminina ligada à igreja católica (apesar de não serem freiras). É um sítio interessante pelo interesse histórico mas também pela paz e calma que encontramos após passarmos a porta. Apesar de se encontrar bem no centro, numa zona bem movimentada, ao entrarmos lá tudo está calmo, os passarinhos cantam, não se ouve barulho... é muito agradável! Não é um sítio muito óbvio de encontrar, mas mostro a foto da porta para que a possam reconhecer quando cá vierem!

Ronde om Texel




Depois de algum periodo sem novidades não podia deixar passar em claro o maior evento de Texel: a Ronde om Texel! Ou seja, a volta à ilha em catamaran...

Por aqui dizem que é a maior corrida de catamaran do mundo... Não sei se chegará a tato mas lá que move muita gente e muito barco (cerca de 600) move.

Aí ficam algumas fotos do excelente dia de praia deste sábado!

quarta-feira, 14 de maio de 2008

De volta!



E tudo o que é bom acaba depressa!


Num instante se passaram 2 semanitas por terras lusas...


Ao chegar encontrei duas novidades: estas curiosas plantas roxas à porta de casa e novas vizinhas no terreno do lado! :)


Férias





Passados cerca de 4 meses por terras do Norte foi tempo de rumar a Sul :)


Aí ficam algumas fotos!

domingo, 20 de abril de 2008

Queen's day






E pronto, o "meu" jardim continua a florir (como podem ver na foto)!




E aqui perto, o monte de madeira (que inclui desde troncos a moveis velhos) que dará origem a uma fogueira enorme no Konningsdag (Dia da Rainha) também vai crescendo todos os dias!...